Sintomas da aterosclerose

 

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que leva à formação de placas de ateroma (gordura) dentro dos vasos sanguíneos, trazendo graves consequências quando presente nos vasos coronarianos.

Os sintomas mais frequentes resultantes da presença de doença aterosclerótica no coração são dor no peito ou desconforto, podendo irradiar para o pescoço, braços, barriga e parte superior das costas. Além da dor, o paciente pode também sentir cansaço após esforços, falta de ar e fraqueza.

Dependendo da gravidade e tamanho das placas, a doença pode se manter sem sintomas, de maneira silenciosa por vários anos.

As causas da aterosclerose são o acúmulo de placas de gorduras e outras substâncias nas artérias do coração. Esse acúmulo leva ao estreitamento das artérias, resultando em diminuição ou interrupção do fluxo de sangue para o coração, o que resulta no que chamamos de angina ou infarto, dependendo da sua gravidade.

Em determinados casos, onde as placas de ateroma ou gordura levaram à obstrução de mais de 80% da luz do vaso é necessário tratamento invasivo por angioplastia com stent ou balão, ou até mesmo cirurgia de revascularização com a colocação de pontes de safena.

Mantenha sua saúde em dia. Consulte um cardiologista regularmente!

Aqui no Ambulatório Especial de Cardiologia, você é atendido sem precisar agendar consulta. Basta comparecer ao Centro Médico Hospital Pilar de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h, ou para sua comodidade, agende sua consulta: 41 3076-5505.

Centro Médico Hospital Pilar
Edifício Dr. João Iltaumyr Milano
Rua Emílio de Menezes, 833 – 2º andar
Bom Retiro – Curitiba – PR